A Cidade É Para Brincar / Basurama

O coletivo Basurama se dedica desde 2001 à gestão e produção de manifestações culturais variadas. Seus projetos enfatizam a importância do espaço público como ponto de encontro e interação nas cidades, propiciando a transformação social mediante estratégias lúdicas e participativas junto da necessidade de prolongar a vida útil de certos materiais para que estes não terminem no lixo.

A última intervenção do coletivo foi nomeada “A Cidade É Para Brincar. Sou Criança De 0 a 99 Anos” e ocorreu na Virada Cultural 2013 de São Paulo, no final de maio de 2013. Saiba mais na continuação.

A Cidade É Para Brincar / Basurama - Mais Imagens+ 9

Em um dos pontos mais privilegiados da cidade de São Paulo, no Viaduto do Chá, o coletivo Basumara instalou sua intervenção: “A Cidade É Para Brincar. Sou Criança De 0 a 99 Anos”. Presenteando o Vale do Anhangabaú com cores, sorrisos e um ar mais lúdico meio ao festival.

Publicada sob licença Creative Commons 3.0 (CC BY-NC 3.0 BR)

Os balanços foram feitos de pneus que estavam abandonados e cortados pela metade. Através de longas cordas estes foram colocados no vão do Viaduto do Chá, acompanhados de bandeiras coloridas que, além de ampliar a sensação de movimento, se destacavam sob a estrutura cinza do viaduto, colorindo o centro paulista.

Publicada sob licença Creative Commons 3.0 (CC BY-NC 3.0 BR)

Ainda em abril de 2013, o coletivo já havia feito uma intervenção semelhante, também em São Paulo, no Elevado Presidente Costa e Silva, conhecido como Minhocão. Intitulada “Balançar, eu adoro!”, a instalação fazia parte do Parque de Diversões Minhocão e contou com a parceria de mais dois coletivos (MUDA e Sociedade Anônima) em sua criação. Aqui os balanços receberam o nome de “Poltrona de Pneus” e seus criadores disponibilizam neste link as instruções necessárias para você criar o seu próprio brinquedo.

Publicada sob licença Creative Commons 3.0 (CC BY-NC 3.0 BR)

Em ambos os locais, crianças, adultos e idosos se revezavam para desfrutar dos balanços em meio à cidade. A instalação pode ser interpretada como um manifesto que é criado através de seu gesto, o qual nos ensina como a cidade pode ser explorada de formas alternativas e lúdicas, entregando a seus cidadãos novas experiências que rompem a rotina a qual estão acostumados. 

Publicada sob licença Creative Commons 3.0 (CC BY-NC 3.0 BR)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "A Cidade É Para Brincar / Basurama" 06 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-118456/a-cidade-e-para-brincar-slash-basurama> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.